Entrega grátis em Portugal para compras superiores a 40€

0
  • No products in the cart.
 

Tratamento para Menopausa

É possível sentir-se bem e energizada

Menopausa

A menopausa corresponde ao fim das menstruações e da fertilidade. É um processo biológico natural e perfeitamente normal na vida da mulher. A menopausa é uma consequência da redução na atividade dos ovários que deixam de libertar óvulos mensalmente.

A menopausa é diagnosticada quando a mulher não teve uma menstruação por um ano, no entanto é possível que sejam feitos exames de sangue para confirmá-la. Esta ocorre de maneira diferente de mulher para mulher, sendo que algumas têm uma transição mais fácil e para outras é mais desafiador.

Tratamento da menopausa

Minimizar efeito da menopausa

Existem 4 fatores que podem ajudar nesse período de transição, nomeadamente:

1. Alimentação: a Nutrição Funcional tem a sua relevância e é necessário adequar sempre a alimentação a cada altura da vida da mulher e a menopausa é uma dessas situações;
2. Suplementos: algumas vitaminas, minerais e fitoterápicos, como o cálcio, ômega 3 e vitaminas D e E, podem ajudar a prevenir doenças, cujo risco aumenta com a menopausa, como a osteoporose e a diabetes, por exemplo, assim como a aliviar os sintomas característicos desta fase, como ondas de calor, secura vaginal e acumulo de gordura na barriga;
3. Desporto: minimiza a perda de massa muscular, previne a osteoporose e contribui para a saúde emocional;
4. Mindfulness – ou qualquer outra estratégia para gerir o stress e estar emocionalmente bem na maior parte do tempo.

Dificuldade em emagrecer

À medida que o seus níveis de estrogénio diminuem, o metabolismo ficará mais lento. Isso faz com que ganhe peso – mesmo que não tenha mudado nada na maneira como come ou se move – e torna mais difícil a perda de peso. Antes, durante e depois da menopausa, os seus níveis de estrogénio começam a diminuir e metabolismo ficará mais lento, dificultando a perda de peso, principalmente na região abdominal. E a gordura da barriga não é apenas irritante – também não é saudável.

Estudos demonstram que o acúmulo de peso na menopausa em torno da cintura – mesmo que não tenha ganho um único quilo – aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Nem todos os nutrientes são criados de igual forma e uma dieta rica em hidratos de carbono processados ​​ou refinados, como massa e pão, é um fator significativo para o excesso de gordura abdominal.

Para saber mais sobre o tema, consulte o nosso artigo Emagrecer na menopausa

Como podemos ajudar na menopausa?

O grande objetivo é melhorar a qualidade de vida da mulher, com a redução dos sintomas, bem como de outras consequências que poderão advir com a menopausa: aumento de peso, osteopenia, osteoporose.

O acompanhamento integrativo e com a componente funcional foca-se nos seguintes pontos:

  • Mitigar a redução da massa muscular (a perda de massa muscular leva à redução do
    metabolismo basal);
  • Reduzir a percentagem de massa gorda, caso seja necessário (como há redução de
    estrogénio, há uma maior propensão para acumular gordura na zona abdominal);
  • Melhorar a qualidade da dieta e foco em determinados nutrientes: antioxidantes,
    minerais e vitaminas;
  • Prescrição de suplementos, se necessários;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Ferramentas para lidar melhor com o stress (para além do exercício físico);
  • Suporte contínuo em que pode confiar.

Agende hoje a sua consulta

Perguntas Frequentes

Como funciona o acompanhamento?

No início do tratamento as consultas presenciais, são, geralmente de 4 em 4 semanas. Não é aconselhável espaçar muito mais do que isso.

É oferecido apoio para dúvidas que possam surgir após as consultas via Whatsapp ou e-mail. Gostamos de acompanhar os nossos pacientes de perto, principalmente no início do tratamento. Dessa forma, os resultados são melhores.

Em que consiste uma primeira consulta?

O objetivo da primeira consulta é entender a condição atual de saúde do doente, com o máximo de detalhes possível, nomeadamente a nível de:

  • análise de todo o histórico familiar, alimentar, atividade física, saúde mental e do peso;
  • análise de sinais e sintomas e histórico de exames laboratoriais;
  • antropometria: peso, medidas e percentual de gordura;
  • estabelecimento de metas (plano de ação);
  • em alguns casos, poderá ser necessário requisitar exames adicionais (a trazer para a segunda consulta);
  • prescrição de suplementação, quando necessário.

A primeira consulta tem a duração de aproximadamente uma hora.

A consulta para o tratamento da menupausa é adaptada às minhas necessidades?

Todos os nossos tratamentos estão profundamente focados no atendimento individualizado, este não é excepção. O tratamento para a menopausa, como está indicado na pergunta anterior, é prescrito em função da condição actual de saúde do doente.

Não existem duas prescrições iguais, cada pessoa é única e seu estado de saúde atual é a soma total das suas experiências.

Os resultados do tratamento variam em função do indivíduo, assim como do problema a ser tratado. Em alguns casos é possível obter resultados rápidos, enquanto que noutros, pode levar vários meses ou mais. Como regra geral, quanto mais tempo estiver com o problema de saúde, mais tempo necessitará do tratamento.

womens-health
Rede_Vida
forever_young
SVBlog

Outros tratamentos de saúde

Saiba mais sobre cada um deles

Clientes Satisfeitos

Depois de ter o meu segundo filho, e de maus hábitos alimentares, ganhei muito peso. Com o acompanhamento que tive na Clínica consegui perder 7 quilos e agora sinto-me muito bem! Obrigado a todos.

Fátima (38 Anos)

Lisboa

Sempre tive muitas dificuldades em dormir, tentei muitas terapias mas só com a ajuda da Dra Michelle é que descobri o que é uma boa noite de sono. Sou hoje uma pessoa diferente e com muito mais energia.

Carla (45 Anos)

Algés

Agende hoje a sua consulta

×